Mal-do-Panamá - O mal das bananeiras

Hoje, amanheci com o Mal-do-Panamá na cabeça!!! Será que as bananeiras dos amigos do grupo ManejeBem estão sendo afetadas pela doença? 
Bom... antes de fazermos um diagnóstico preciso, precisamos entender um pouco sobre o problema, como ele surgiu e quais são as principais características e comportamento do fungo.  

O mal-do-Panamá, também conhecido como murcha de fusarium ou fusariose da bananeira, tem tirado o sono dos agricultores de diversas regiões do Brasil. 
Acredita-se que o primeiro relato da doença tenha ocorrido em meados de 1874 na Austrália, mas foi no Panamá onde o microrganismo provocou os primeiros danos severos. 

No Brasil, a fusariose da bananeira, foi constatada pela primeira vez em 1930, no município de Piracicaba em São Paulo. Ainda hoje, a doença incomoda muitos produtores do Estado.

Quais são os sintomas desta doença? Inicialmente, as plantas atacadas ficam com as folhas amareladas. Posteriormente, as folhas murcham, secam e se quebram, adquirindo a aparência de um guarda-chuva fechado. 



Como evitar este problema? Abuse das práticas culturais e utilize cultivares resistentes à doença. Utilização de cultivares resistentes é o melhor método de controle. Veja um pouco mais sobre o manejo cultural do mal do panamá: 

http://www.manejebem.com.br/forum/manejos/exibir/manejo-cultural-mal-do-panama

Cadastre-se na Comunidade ManejeBem e faça como milhares de agricultores que estão se conectando à uma Agricultura mais Sustentável!
http://www.manejebem.com.br/comunidade-maneje-bem

Referências:

http://www.grupocultivar.com.br/artigos/mal-do-panama-fim-do-bananal

Caroline Luiz Pimenta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Extrato de folha de mamão no controle orgânico do Pulgão

Doenças e Pragas da Mandioca