Hortas, como maneja-las? Aprenda a manter a sua horta saudável e produtiva
As hortas podem ser um alvo fácil para o ataque de fungos, bactérias, nematoides, vírus e pragas. Por muito tempo fiquei me perguntando o motivo dessa suscetibilidade ao mundo que as hortaliças possuem!! Sempre há aquela lagarta, aquele fungo e aquela mosca. Que acabam com tudo em apenas alguns dias.
Depois de algum tempo de estudo e reflexão, notei que esta fragilidade só ocorre em ambiantes desequilibrados. Além disso, percebi que na natureza e em ecossistemas estáveis as plantas se defendem muito bem e vivem em perfeita harmonia com todos os organismos vivos ali existentes.
Mas, como equilibrar um sistema modificado? Sim, as hortas não são naturais!
O mais interessante e inteligente é cultivar em um sistema próximo ao que observamos naturalmente. É importante cultivar a diversidade, árvores, ervas, folhosas e arbustos. Desta maneira, você atrai predadores naturais, reduz a população de insetos indesejáveis, evita a exposição do solo às radiações solares, mantém o solo vivo e rico em matéria orgânica e microrganismos. Utilize caldas e extratos somente como uma ferramenta de apoio e não como a principal prática de controle de doenças e pragas.
Plante flores! Elas podem te ajudar a controlar nematoides. O tagetes é uma boa opção.
Cultive ervas aromáticas! Elas podem repelir insetos pragas. O manjericão e salsinha são excelentes para isso.
Tenha pomares de frutas! Além de fornecer uma ótima matéria prima para geleias e saladas, vão te ajudar manter o solo protegido dos raios solares e chuvas fortes.
Recicle os nutrientes! Tudo aquilo que a planta retira do solo, precisa ser devolvido.
Por último, se muito necessário, aplique caldas naturais, orgânicas e ecológicas sobre as plantas doentes. O extrato de alho pode te ajudar com isso. Além de antifúngico é um excelente inseticida.
Aprenda a preparar esta calda e aplicar as demais técnicas. Entre em contato com um técnico da Fitocon. www.manejebem.com.br
Comentários
Postar um comentário